domingo, 29 de junho de 2008

POISON IVY (The Cramps)



Não gente... hoje eu não vou falar de uma banda!!!(Apesar de ser inevitável não falar da banda) Esse post aqui é sobre uma guitarrista... Especialmente para os amantes admiradores da bela e maravilhosa POISON IVY (Isso mesmo, "Erva Venenosa").

Quem conheçe, saca muito bem de quem eu to falando. E pra quem não conheçe, ela é a fodona guitarrista da banda THE CRAMPS. Bom, A Poison Ivy, posso afirmar quase de certeza, foi, junto com seu marido Lux Interior (vocalista da banda), os fundadores do estilo que veio a se chamar depois "psychobilly". Por este motivo, o Cramps é considerado o pai deste estilo. Pra descrever rapidamente, acho que posso dizer que o psychobilly nada mais é do que a fundição do rock n' roll com demência (tudo isso no bom sentido, claro...). Então, Ivy está na ativa com sua banda desde de 1975, sendo que ela já deve ser uma cinquentona,viu... (porém, uma cinquentona e tanto... quem ver as fotos, sabe o tamanho da mulher...huahsuahusah), e ela e seu marido, são os únicos membros desde o início da banda, porque esta já passou por várias formações...


Mas, simplesmente, quem ver a Poison Ivy tocando se apaixona... Muito louca com sua semi-acústica, ela não deixa a desejar de jeito nenhum... Ela como fã de filmes de terror dos anos 50 (daqueles que quanto mais tosco melhor, saca??!!), e quadrinhos, não poderia deixar faltar esses gostos atingirem de frente o estilo da banda. E musicalmente falando, podemos citar também influências como rockabilly (claro!!), surf music, e garage 60's.

E foi assim que surgiu o psychobilly... (apesar de exitirem historias contraditórias sobre a origem): com um aguçado senso de humor-negro misturado com doses fortíssimas de muito rock n' roll, fazendo uma coisa tão interessante, que acredito eu, outro estilo jamais conseguiria proporcionar... Simples, porém enérgico e eficaz!!!

"Enquanto rockabillies cantavam em suas músicas as aventuras de um casal descobrindo os mistérios do amor em um drive-in, o psychobilly usaria o mesmo drive-in para apresentar um psicopata assassino matando vários e vários casaizinhos, ou ainda falando em temática psychobilly, a história talvez simplesmente pularia as preliminares para falar do quão gostoso é foder no carro enquanto passa um filmaço na tela e como os gemidos da mina podem ser confundidos com os gritos da mocinha do filme."
*Quem quiser saber mais um pouco sobre psychobilly, e como ele foi chegando no Brasil, dá uma sacada no post desse blog aqui - Operação Cavalo de Tróia

Então, é isso... coloquei ela aqui primeiro porque adoooooooooro ela (e The Cramps tb, mas meu amor por ela é especial... hahaha), e porque, apesar da banda não ser 100% feminina, digo-lhes, queridos/as, a banda não seria a mesma sem as notas musicais aterrorizantes e a presença da linda e poderosa Poison Ivy. Forma os seus riffs responsáveis por boa parte do surgimento do psychobilly, e do cramps ter se tornado um ícone no estilo, influenciando bandas no mundo inteiro, inclusive brasileiras como Catalépticos e Ovos Presley... (autoridades do psychobilly em si tratando de Brasil)

Estou disponibilizando aqui um cd da banda de 1997, e um dos meus preferidos do Cramps, que é o BIG BEAT FROM BADSVILLE.
Baixar!!!

Um bom "final" de final de semana pra todos...



ROCK ON, BABY!!!

2 comentários:

Boogie Boy disse...

Foi o primeiro disco do Cramps que eu ouvi, foi tesão a primeira vista e e paixão na primeira audição, o cramps tomou minha alma e agora sou um devoto do pastor Lux Interior e devoto da deusa Poyson Ivy.

Maicon

Mario Labate disse...

Olá!
Sou fanatico por Cramps!!!
Muito legal sua matéria.
Poiso Ivy é Sensacional!!!
Também faço camisetas e também tenho um blog. O link é :
www.muambaescaneada.blogpost.com
Estou iniciando o blog... Não sei como adicionar novos amigos... VC é bem vinda! Todo fã de Cramps é muito bem vindo.