sexta-feira, 26 de junho de 2009

Girls Groups Part. 2: Martha Reeves and The Vandellas

Elas vinheram de um grupo chamado The Del-Phis formado em 1960, mas que não obteve nenhum êxito no quesito 'sucesso nas paradas'. Na verdade, The Del-Phis foi um fracasso. Mas essas moças tinham algo extremamente favorável por perto: a glamourosa Martha Reeves era secretária da Motown, a grande gravadora de Detroit que rendeu horrores à indústria musical americana nos saudosos anos 60. Neste sentido, qualquer "furo" seria uma oportunidade pra Martha... Bom, e assim o foi. Tudo começou em 1962, quando um belo dia, Mary Wells, a famosa cantora americana de soul, R&B e pop (tbm da Motown) resolve não comparecer a sessão de gravação no estúdio, e... adivinhem só quem a substitui?? Acertaram se disseram 'Martha'. É então o início de uma carreira de sucesso para um grupo chamado Martha Reeves & The Vandellas. Martha junta-se então à Rosalind Ashford e Annette Beard, duas de suas três companheiras do Del-Phis. O primeiro compacto sai então em 1963 intitulado "Come and Get These Memories",e já chegaram abalando as estruturas. Ficaram logo no vigésimo-nono lugar do TOP 40 da BillBoard. Com o segundo single "(Love is Like a) Heat Wave", elas ficaram no quarto lugar no HOT 100 da Billboard, e em primeiro lugar nos sucessos de R&B durante cinco semanas. E vocês acham que parou por aí?? Não, não. Elas ganharam o Grammy Award de melhor performance vocal de R&B. E assim, as Vandellas foram levando a vida até o ano 1967, tempo em que permaneceram na Motown. Entre os melhores lugares das paradas de sucesso desse período, elas se tornaram de longe um dos girls groups mais populares da época.



O nome Martha & The Vandellas surgiu de uma forma bem interessante. Vejam só, a parte do 'Van' vem da rua onde Martha morou em Detroit (Sim, nossa Martha nasceu no Alabama, e só foi morar em Detroit na sua adolescência para estudar no Detroit's Northeastern High School). A rua era então Van Dyke Street. E a parte do 'Dellas', veio de uma espécie de homenagem à cantora preferida de Martha, Della Reese.

O grupo durou um certo tempo. Acreditem, elas conseguiram segurar a onda até 1972 como Martha Reeves & The Vandellas. Sairam da Motown em 67, e a coisa realmente começou a decair. Claro que tentaram carreira sólo, principalmente Martha, mas nunca, 'jamé', conseguiram o mesmo sucesso dos tempos áureos. Nos anos 90, elas ainda tentaram um retorno, mas nada como nos gloriosos anos 60, onde elas realmente tiveram o respeito e o sucesso merecidos. Infelismente, é o preço que se paga no show business. Fazer o quê?? Elas só 'serviram' realmente enquanto rederam alguns milhões de dólares, a gente sabe disso... Mas mesmo assim, ainda em 2004, elas ficaram no 96º da lista dos maiores artistas de todos os tempos da revista Rolling Stones. Bom, mas fica aqui prestado todo a paixão que eu tenho por essas moças. Um dos meus girls groups preferidos, como eu já disse, que assim como os outros, deixaram sucessos que soam totalmente atuais e (why not?) imortais... Martha Reeves & The Vandellas é babado. Não deixem de conferir.





AAAAhhhhh, e só pra constar: Bye, bye, Michael!!!! (Bizarrices à parte, acho q sempre reconheci o seu valor... enquanto músico, claro...)


Beijomiliguem!!!


Rock On, Baby!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

voce sabe que eu acho essas girl groupies de gosto muito duvidoso, mas martha reeves and the vandellas o alan moore cita em V de vingança entao talvez elas sejam melhorzinhas.. =p


joaquim
:**

Pirate Liza disse...

Só por causa do Allan Moore??? ¬¬